O novo agregador do marketing arrow PUBLICIDADE arrow João Borges vence concurso para logótipo da World Urban Campaign
João Borges vence concurso para logótipo da World Urban Campaign Imprimir e-mail
01-Abr-2010
joao_borges_p.jpg
O trabalho desenvolvido pelo designer português foi o grande vencedor do concurso internacional para a selecção do logótipo da World Urban Campaign, uma plataforma patrocinada pelas Nações Unidas, através da UN – Habitat.

A apresentação do Logótipo decorreu no último dia da cimeira que se realizou entre os dias 22 e 26 de Março, no Rio de Janeiro e que reuniu mais de 22 mil participantes de todo o mundo.

O “World Urban Forum 5” representa um dos mais importantes fóruns de debate e de análise das consequências da progressiva urbanização do world_urban_campaign.jpgplaneta, bem como do seu impacto na vida dos cidadãos, na economia, nas alterações climáticas e na sustentabilidade.

A World Urban Campaign foi lançada igualmente no último dia do Fórum, onde foi apresentado o logótipo vencedor do concurso internacional, seguido da sua explicitação pelo designer nacional João Borges, a quem foi atribuído o primeiro prémio pelo responsável pela Veolia Environment, patrocinadora do concurso.

O concurso para a escolha da identidade da campanha foi gerido pelo Departamento de Design e Indústria da Universidade de São Francisco, e contou com a participação de 201 designers/ateliers, provenientes de 51 países diferentes.

A World Urban Campaign foi criada com o objectivo de promover politicas e práticas para uma urbanização sustentável.

João Borges nasceu na cidade do Porto em 1965. Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa (1992) e Màster em Disseny I Producció Gràfica pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Barcelona (2006) / parceria com a “Alquimia da Cor”; artista plástico, investigador, conferencista em vários eventos; foi um dos designers da Porto2001, Capital Europeia da Cultura; membro em diversos júris em concursos na área do design gráfico, formador em duas pós-graduações no Departamento de Museologia da Faculdade de letras do Porto; desenvolve investigação na relação do Design expositivo e museus; Director Artístico de inúmeras exposições, tem um atelier com o nome Atelier de Design João Borges onde desenvolve, desde 1992, uma vasta obra ideacional concebida para clientes institucionais, culturais e editoras.

Em 2009 editou um projecto de fusão música-design, intitulado "Cosmolodias", em parceria com o compositor Mário Laginha, tendo sido produzida uma exposição multimédia, um concerto (piano-computador) e um Booklet que comporta um DVD com o projecto na forma de videogramas. Entre outras associações nacionais e estrangeiras é membro do Type Directors Club, de Nova York.

Fonte: BAN
 

Artigos Relacionados


Edição Brief
Briefing nº 17
Considerações Legais             ©2017 briefing            Ficha Técnica