Vice-Presidente de Comunicação da Domino´s Pizza eleito "Crisis Manager" do ano Imprimir e-mail
09-Dez-2009
dominos_logo.jpg
O Vice-Presidente de Comunicação da cadeia internacional “Domino´s Pizza” está entre os “15 to watch” da PR Week. Depois da marca ter passado, no início do ano, por um grave crise mediática, Tim McIntyre foi agora o vencedor na categoria de “Crisis Manager of the Year” dos prémios atribuídos pela publicação.


Em Abril deste ano, dois funcionários de um dos restaurantes da cadeia violaram diversas regras de higiene na preparação de alimentos e publicaram no Youtube um vídeo onde retratam os seus procedimentos. Em apenas alguns dias, o vídeo somaria já um milhão de visitas, enquanto que o termo “Domino´s Pizza” se tornaria, pela primeira vez, mais procurado que o nome “Paris Hilton”.

Apesar dos próprios intervenientes do vídeo terem pedido desculpas pela “brincadeira”, a credibilidade da marca foi severamente afectada. A percepção dos consumidores perante a qualidade dos serviços da “Domino´s Pizza” baixou de positiva para negativa, segundo os estudos da YouGov. Por sua vez, os próprios responsáveis da empresa consideraram a situação “um verdadeiro pesadelo”.

Para lidar com uma crise, que tinha tido início na internet, a equipa de McIntyre decidiu recorrer, também ela, ao online. Além da informação fornecida sobre o despedimento dos funcionários, a “Domino´s Pizza” compreendeu que as pessoas queriam saber como a empresa estava a lidar com a situação.

A empresa optou por uma resposta em formato de vídeo, no Youtube, que seria, no entanto, considerada tardia por ter sido colocada 48 horas após o incidente. Apesar disso, a capacidade da empresa em penetrar as redes sociais e reestruturar a sua imagem aparenta ter sido um sucesso.

A “Domino´s Pizza” anunciou recentemente uma acentuada subida nos lucros do terceiro trimestre que, ao nível global, foram 77% superiores aos do período homólogo de 2008. Em 2009, a “Domino´s Pizza” foi considerada a “cadeia de restauração em que americanos mais confiam” pela American Customer Satisfaction Indez (ACSI).

CK

Fonte: PR News

 
Considerações Legais             ©2017 briefing            Ficha Técnica